Por Luiz Carlos Bordin
O Sinterp-MT por meio do presidente Gilmar Antônio Brunetto/Gauchinho está desenvolvendo uma grande campanha pela reativação do Centro de Pesquisa e Transferência de Tecnologia da Empaer em Cáceres. Ele está visitando os municípios da região, buscando apoio de prefeitos, vereadores, universidades, agricultores familiares, imprensa, entre outros. Uma audiência pública será realizada dia 4/4 às 13h na Câmara Municipal de Cáceres.
A audiência é de autoria do presidente do Legislativo Cacerense, vereador Flávio Negação, e do sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa de Mato Grosso (Sinterp-MT).
“Precisamos do apoio de todos para a reconstrução desse importante centro de pesquisa que atende agricultores familiares vulneráveis”, disse Gauchinho, acrescentando que é inconcebível Mato Grosso importar mais de 80% das frutas e até farinha de mandioca, que é uma cultura importante do Estado. A Empaer de Cáceres desenvolve importante papel na região como na cultura da banana, responsável por plantação de mais de 300 mil mudas do tipo terra anã na região, com produção de cerca de 4 mil toneladas, gerando renda em torno de R$ 20 milhões por ano.
O Sindicato lembra que esta será a segunda audiência pública para tentar revitalizar o Centro e fazer com que cumpra sua função social com a agricultura familiar, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa e universidades da Grande Cáceres. As conclusões da primeira edição foram enviadas ao Executivo, sem êxito.
A audiência pública será transmitida ao vivo pelo canal oficial da Câmara de Cáceres no Youtube. https://www.youtube.com/c/
FONTE: Cecília Gonçalves Imprensa/Sinterp-MT / foto reprodução