“A saúde é uma das principais demandas da população e sabemos dos desafios enfrentados diariamente pelos municípios. Esse recurso chega para contribuir com o custeio dos serviços e ajudar a garantir um atendimento de qualidade para quem mais precisa”, destacou Chico Guarnieri.
O número de casos de estupro contra crianças e adolescentes registrados dentro de escolas em Mato Grosso disparou nos últimos cinco anos e acendeu um alerta sobre a segurança no ambiente escolar. Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) apontam que as ocorrências saltaram de 38 casos em 2021 para 357 em 2025, um aumento de 839,47%, revelando uma escalada preocupante da violência sexual envolvendo menores no estado.
Os municípios de Mato Grosso passarão a contar com um reforço financeiro para manutenção de estradas rurais e obras de infraestrutura após o Governo do Estado oficializar, nesta sexta-feira (22), um decreto de compensação pelo fim do Fethab Diesel. A medida, assinada pelo governador em exercício Otaviano Pivetta, prevê repasses mínimos de R$ 100 mil por quadrimestre para cada prefeitura, com a primeira parcela somando R$ 36 milhões destinados às cidades mato-grossenses.
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) confirmou novos casos de meningite em municípios da região Oeste de Mato Grosso, incluindo Cáceres, Glória d'Oeste e Vila Bela da Santíssima Trindade. O estado já registra 33 casos e 8 mortes pela doença em 2026, aumentando o alerta das autoridades de saúde para a importância da vacinação, principalmente entre crianças.
O governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, anunciou a liberação de R$ 400 milhões para reforçar a realização de cirurgias eletivas e reduzir as filas de espera no estado. A medida, oficializada por meio de decreto, integra uma nova etapa das ações voltadas à ampliação do atendimento na rede de saúde e à diminuição da demanda reprimida por procedimentos médicos.
O registro recente de casos e mortes por meningite em municípios de Mato Grosso acendeu um alerta nas autoridades de saúde e na população. Cidades como Cuiabá e Sinop já confirmaram óbitos relacionados à doença, o que intensificou as ações de prevenção e reforçou a importância da vacinação como principal forma de proteção.
O deputado estadual Chico Guarnieri destinou R$ 4 milhões em emenda parlamentar para o custeio da área, valor liquidado na última quinta-feira (16).
Mato Grosso aparece entre os estados com pior desempenho na vacinação contra o HPV no Brasil, segundo dados da Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com apenas 45,9% de cobertura entre adolescentes, o estado ocupa a segunda pior posição no ranking nacional, revelando um cenário de baixa adesão à imunização e acendendo um alerta para os riscos à saúde pública, especialmente diante de uma doença diretamente ligada ao desenvolvimento de câncer.
O deputado estadual Beto Dois a Um lançou uma iniciativa que busca aproximar a população do processo legislativo, incentivando cidadãos a apresentarem ideias que possam se transformar em projetos de lei. A proposta reforça o papel do parlamentar como articulador entre sociedade e poder público, ao estimular a participação popular em áreas essenciais como saúde, educação, segurança e infraestrutura.
A longo prazo, a meta é alcançar 100% de cobertura arbórea, com ruas mais sombreadas, melhoria da qualidade de vida e recuperação de ecossistemas urbanos.
O uso de madeira proveniente de desmate legal como fonte de biomassa em Mato Grosso será tema de debate público nesta terça-feira (7), durante audiência promovida pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT). A discussão surge em meio ao aumento do consumo desse tipo de insumo após normativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema), levantando questionamentos sobre impactos ambientais, legalidade e possíveis reflexos econômicos para o estado.
O deputado destacou que continuará acompanhando as demandas da área educacional e reforçou o compromisso com investimentos que impactem diretamente a qualidade de vida da população.
Mato Grosso iniciou a campanha de vacinação contra a gripe com aplicação nas unidades de saúde em diversos municípios e já tem data definida para o Dia D estadual: 25 de abril. A mobilização, organizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) em conjunto com as prefeituras e alinhada às diretrizes do Ministério da Saúde, busca ampliar a cobertura vacinal e proteger a população antes do período de maior circulação dos vírus respiratórios.
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, anunciou nesta quinta-feira (26) que deixará o cargo no dia 31 de março para disputar uma vaga no Senado nas eleições de 2026. Com a renúncia, o vice-governador Otaviano Pivetta assumirá o comando do estado.
Guarnieri destacou que o reforço no transporte escolar impacta diretamente a permanência dos alunos em sala de aula, especialmente nas comunidades mais afastadas da zona rural. “Garantir que o estudante tenha um transporte digno, seguro e confortável é garantir acesso à educação. Muitos alunos percorrem longas distâncias todos os dias, e esse investimento faz diferença real na vida das famílias”, afirmou o parlamentar.
A ponte sobre o Rio do Bugres que possui extensão superior a 40 metros e mais de 8 metros de largura, é vista como fundamental para assegurar o tráfego durante todo o ano, especialmente em períodos chuvosos, quando a passagem atual apresenta dificuldades. Já o Anel Viário pavimentado deve organizar o fluxo de veículos, retirando o tráfego pesado da área urbana.
A articulação do deputado estadual Chico Guarnieri foi determinante para que os servidores públicos de Mato Grosso recebessem, nesta sexta-feira (30), o salário de janeiro já com a aplicação da Revisão Geral Anual (RGA) de 5,4%. Após diálogo direto com o governador Mauro Mendes e o vice-governador Otaviano Pivetta, o parlamentar contribuiu para a ampliação do índice inicialmente proposto pelo Executivo, garantindo a recomposição salarial e o pagamento dentro do cronograma oficial do Estado.
Mato Grosso registrou quatro mortes por intoxicação com metanol e soma 17 notificações de casos, colocando o estado entre aqueles com maior número de óbitos relacionados ao surto no país, segundo dados da Saúde Pública, que mantém investigações e ações de fiscalização em andamento.