Por Luiz Carlos Bordin
Rafael Heleodoro
Suscitar o empreendedorismo feminino, compreender os negócios idealizados ou comandados por uma ou mais mulheres, e ainda as iniciativas de liderança feminina, incluindo a atuação delas em altos cargos nas empresas, foi o foco de um grupo de quatro mulheres na organização do I Workshop Mulheres de Negócios, um evento idealizado para mulheres empreendedoras.
Aline Menezes, Adriana Dutra, Cléo Camargo e Jorcélia Ermínia estiveram à frente do encontro e agradeceram a presença de tantas mulheres querendo buscar seu espaço empresarial.
Para a psicóloga Adriana Dutra, “Empreender é uma atitude de determinação, coragem e inovação, seja para abrir seu próprio negócio, seja para ascender na hierarquia de uma empresa”.
Foi pensando neste setor que cresce a cada dia, que aconteceu na última quinta-feira, 16, na Câmara Municipal de Araputanga, o Workshop Mulheres de Negócios, um evento totalmente gratuito e idealizado para as mulheres empreendedoras do município. Para palestrar a equipe trouxe uma empresária de sucesso do estado de São Paulo, a empresária Silvia Meneghiti. Também palestraram Letícia Pinto, Eduarda Furlan, Driely Sena, Roberta Basílio , Jaqueline Monaski e Maria Aparecida Alves Resende.
Para Jorcélia Ermínia, o objetivo do projeto é levar conhecimento para que as empreendedoras regionais fortaleçam seus negócios e cresçam no ramo. “Este evento reuniu mulheres empreendedoras de toda a cidade de Araputanga e comunidades circunvizinhas, e passaram a ter um novo olhar sobre sua condição feminina em gerir empresas”, enalteceu.
Cléo Camargo esteve entusiasmada com o encontro. ”Estamos unindo forças para tornar nosso evento um sucesso maior a partir deste primeiro de muitos que virão”, disse ela acrescentando que o intuito é gerar conhecimento e divulgar os trabalhos das empreendedoras locais e regionais.
Aline Menezes fez questão de divulgar as parcerias para o êxito do workshop. “A realização do evento contou com o apoio do prefeito de Araputanga Enilson Rios, da primeira dama Luiza Rios, da Câmara Municipal de Araputanga e ainda com o apoio primoroso do Sebrae/MT”. Aline fez questão de salientar que o objetivo de levar conhecimento para as participantes do empreendedorismo regional é uma forma de fortalecer seus negócios para que cresçam no ramo onde elas ainda são minorias.