Por Luiz Carlos Bordin
Depois de dois anos sem um grande espetáculo de dança, devido à pandemia do coronavírus, o ano letivo de 2023 promete vir com novidades e superações na difusão da dança no município através do Centro de Dança Ballet Quatro Marcos.
A professora de dança, Erivaine Ortega Campos, explicou que o último grande espetáculo do ballet em São José dos Quatro Marcos aconteceu em 2019, ocasião em que foi apresentado o espetáculo Cinema em Dança. “Depois entrou a pandemia. Tivemos aulas por vídeo em 2020 e, em 2021, a pandemia estava no auge e não teve como dar continuidade nas aulas”, disse ela.
Com relação à apresentação de espetáculo conforme a tradição do Centro de Dança, ela afirmou que em 2022 as aulas voltaram e foi realizada uma apresentação para os pais. “Mas ainda não foi possível realizar um grande espetáculo, porque houve uma defasagem de alunas experientes com muitas iniciantes adentrando o projeto. Na verdade, no ano passado tivemos que iniciar quase do zero”, disse.
Na noite desta segunda-feira, 20, houve a reunião com os pais para apresentação dos horários de aulas das alunas matriculadas. Com as alunas do ano passado rematriculadas e muitas outras novatas entrando, 2023 promete encerrar o ano letivo com um grandioso espetáculo. A professora Erivaine se desdobrou e foi atrás das alunas experientes para que façam aulas num horário especial, visto que agora estudam em período integral na unidade de ensino tradicional.
Segundo Erivaine Campos, já são 148 alunas matriculadas para iniciar as aulas de dança a partir desta quinta-feira, 23. “Aos pais, foram apresentados os horários de cada turma, orientações de preparação das vestes, calçados, maquiagem e cabelo. O número de alunas tende aumentar, visto que ainda estão procurando vagas e a capacidade máxima do projeto é próximo de 200 alunas”, anunciou.
Como o projeto já existe no município desde 2009 e vem colhendo frutos na difusão da cultura da dança, a intenção agora é focar na construção da sede própria do Centro de Dança Ballet Quatro Marcos. O agora deputado estadual Alberto Machado, o Beto Dois a Um, firmou compromisso de liberação dos recursos para a obra, seja através de emenda parlamentar de sua autoria ou de gestão junto ao governo do Estado.