Por LIZ BRUNETTO
O delegado do Município de Rio Branco, Marcelo Menezes, baleado durante o cumprimento de um mandado na casa do presidente da Câmara dos Vereadores, Jeozafá Moraes de Castro (PSDB), passou por cirurgia na manhã desta quinta-feira (2) e está fora de perigo.
Conforme a Polícia Civil, o delegado foi atingido por um dos disparos efetuados pelo parlamentar, investigado por integrar uma organização criminosa.
O tiro atingiu a região do abdômen, mas não perfurou nenhum órgão. Menezes passou por uma cirurgia no Hospital Regional de Cáceres. Ele está estável, consciente e não corre risco de morte.
Conforme apurado pela reportagem, ele seguirá hospitalizado na unidade. Durante a troca de tiros, o vereador também foi atingido e não resistiu aos ferimentos.
Conforme as investigações, o parlamentar atuava no apoio logístico de armas de fogo para o grupo criminoso.
A Operação
A ação fez parte da Operação Rota Cercada, deflagrada na manhã desta quinta (2) para o cumprimento de 40 mandados judiciais contra a organização. Dentre elas, 12 de prisão temporária e 28 de busca e apreensão.
Os mandados foram cumpridos nas cidades de Rio Branco, Lambari d’Oeste e Salto do Céu, que fazem parte da “rota das águas” na região de fronteira, e em Barra do Bugres.
Dentre os crimes atribuídos ao grupo está a associação para o tráfico, tortura e dois homicídios recentes no Município.