Por Luiz Carlos Bordin
Joner Campos
Durante uma ação conjunta na madrugada desta segunda-feira (19), agentes da Polícia Federal e do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) apreenderam um veículo oficial da Prefeitura de Rio Branco (MT) transportando drogas na BR-070, nas proximidades da Mineradora Camil, em Cáceres.
O automóvel, um Fiat Siena branco com identificação da prefeitura, foi interceptado durante a Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, voltada ao combate ao tráfico de drogas e outros crimes transfronteiriços na região entre Brasil e Bolívia.
Durante a abordagem, as forças de segurança constataram que o motorista, que conduzia o veículo oficial, possuía diversas passagens pela polícia, embora não houvesse mandado de prisão em aberto contra ele.
Durante a revista no carro, os agentes localizaram várias caixas térmicas contendo 36 invólucros de substância semelhante à maconha e sete invólucros aparentando ser pasta base de cocaína.
Ao ser interrogado, o condutor informou que teria recebido o entorpecente em Lambari D’Oeste (MT) e que seu destino final seria a capital Cuiabá. Ele afirmou ainda que receberia uma quantia em dinheiro pela entrega da carga ilícita.
Diante dos fatos, o motorista foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Ele, o veículo e os entorpecentes foram levados à Delegacia da Polícia Federal, onde o caso segue sob investigação.
A Polícia Federal apura agora se há outras pessoas envolvidas no esquema criminoso e de que forma o carro oficial da Prefeitura de Rio Branco foi utilizado no transporte da droga.