logo

Governo Federal amplia ações pela educação com foco na valorização de professores e inclusão social


Ministério da Educação destaca programas como "Mais Professores", "Pé-de-Meia" e ações voltadas à equidade e qualidade do ensino público.

Por Luiz Carlos Bordin

Governo Federal amplia ações pela educação com foco na valorização de professores e inclusão social

Assessoria

O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), vem intensificando a implementação de políticas públicas voltadas à promoção de uma educação básica de qualidade, inclusiva e igualitária. Entre os principais programas anunciados, estão o “Mais Professores”, o “Pé-de-Meia Licenciaturas” e a “Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ)”.

O programa "Mais Professores" é uma iniciativa voltada à valorização e formação continuada dos profissionais da educação básica. A proposta busca incentivar a docência e oferecer qualificação aos educadores de forma integrada e estratégica.

Outro destaque é o "Pé-de-Meia Licenciaturas", que pretende beneficiar 2,3 milhões de professores, além de impactar diretamente 178 mil escolas e 47,3 milhões de estudantes em todo o país. A medida reforça o compromisso com a formação docente e com o fortalecimento do ensino público.

Além disso, fazem parte do pacote de ações do MEC o Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD), a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, o programa Escola das Adolescências, a expansão das universidades e hospitais federais, entre outros.

Essas iniciativas representam um esforço coletivo pela justiça social, inclusão e garantia do direito à educação para todos os brasileiros.