logo

Mato Grosso mantém liderança nacional com mais de 32 milhões de cabeças de gado


O rebanho bovino de Mato Grosso segue em destaque nacional, com mais de 32 milhões de cabeças, e o Sudoeste do estado se destaca como uma das regiões com maior concentração de animais. Municípios como Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade e Porto Esperidião lideram na pecuária, reunindo juntos mais de 3 milhões de bovinos e reforçando a importância da região para o setor agropecuário estadual.

Por Luiz Carlos Bordin

Mato Grosso mantém liderança nacional com mais de 32 milhões de cabeças de gado

ChatGPT

Mato Grosso conta atualmente com 32,1 milhões de bovinos, consolidando-se como o estado com o maior rebanho do país. O levantamento foi realizado entre maio e junho pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea-MT), durante a campanha de atualização do estoque de rebanho.

A maior concentração de animais está nas regiões Norte e Oeste. Entre os municípios com destaque na pecuária estão Cáceres (1,39 milhão), Vila Bela da Santíssima Trindade (1,04 milhão), Juara (890 mil), Colniza (853 mil) e Juína (782 mil). Juntas, as dez cidades líderes concentram cerca de um quarto do rebanho estadual, totalizando mais de 8 milhões de bovinos.

Mato Grosso está à frente do Pará, segundo colocado com 25 milhões de cabeças, e Goiás, terceiro com 23 milhões, reafirmando sua posição de destaque no setor.

O levantamento também trouxe dados sobre outros segmentos da agropecuária: o estado possui 1.654.562 suínos criados de forma tecnificada, distribuídos em 109 estabelecimentos em 26 municípios, com maior concentração em Tapurah, Nova Mutum, Sorriso, Vera e Lucas do Rio Verde.

Na avicultura comercial, Mato Grosso reúne 42,48 milhões de aves, incluindo 380,8 mil codornas, concentradas em 61 municípios e 355 estabelecimentos. Os cinco municípios com maior número de aves são Nova Mutum, Primavera do Leste, Campo Verde, Sorriso e Lucas do Rio Verde.

O levantamento evidencia a força e a importância do setor agropecuário mato-grossense para a economia do estado e do país, com destaque para a pecuária bovina, que segue como carro-chefe da produção.