Por Luiz Carlos Bordin
Em nova convocação a assembleia dos professores da Educação municipal se reuniu nesta quarta-feira, 04, no período da tarde, no auditório da escola municipal Vereador Evilásio Vasconcelos. Os professores de São José dos Quatro Marcos aprovaram a contraproposta do Poder Executivo e encerraram a greve instalada no período da manhã deste mesmo dia.
O presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Ângelo Antônio Peres, enviou mensagens via watsapp, informando que os vereadores vão votar o Projeto de Lei enviado pelo prefeito Jamis Silva nesta sexta-feira, 5, às 14 horas.
O professor Jurandir Mota, integrante da comissão da Subsede do Sintep em São José dos Quatro Marcos, conduziu o processo de aprovação, citando que “não queremos postergar a greve, mas vamos continuar mobilizados até a aprovação e publicação da lei e, assim que publicada, retornaremos às salas de aulas na segunda-feira, 8”.
Vale frisar que o prefeito municipal Jamis Silva agiu com sabedoria e habilidade que um gestor deve ter, ao convocar sua equipe financeira e apresentar uma contraproposta plausível em tempo recorde e que foi aceita pela classe dos professores.
O prefeito municipal Jamis Silva reiterou que o seu desejo é cumprir a lei do piso, mas que o município enfrenta restrições financeiras devido à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que limita o gasto com pessoal a 54% do orçamento.
Diante disso, Jamis Silva se comprometeu a dar 8% de imediato e retroativo ao dia 1º de abril de 2024 e o restante de 13,24% para atingir o piso do magistério, dividido em duas parcelas de 6,62% para os meses de novembro e dezembro de 2024, respectivamente. O prefeito ainda discorreu em sua contraproposta sobre várias melhorias para o setor de Educação do município.