logo

Professores acatam contraproposta do Executivo Municipal e encerra greve que durou poucas horas em Quatro Marcos


Em uma resposta rápida do Poder Executivo em enviar contraproposta aos profissionais da Educação de São José dos Quatro Marcos foi primordial para que greve durasse apenas poucas horas. Professores devem voltar às salas de aulas na segunda-feira, 8.

Por Luiz Carlos Bordin

Professores acatam contraproposta do Executivo Municipal e encerra greve que durou poucas horas em Quatro Marcos

Em nova convocação a assembleia dos professores da Educação municipal se reuniu nesta quarta-feira, 04, no período da tarde, no auditório da escola municipal Vereador Evilásio Vasconcelos. Os professores de São José dos Quatro Marcos aprovaram a contraproposta do Poder Executivo e encerraram a greve instalada no período da manhã deste mesmo dia.

O presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Ângelo Antônio Peres, enviou mensagens via watsapp, informando que os vereadores vão votar o Projeto de Lei enviado pelo prefeito Jamis Silva nesta sexta-feira, 5, às 14 horas.

O professor Jurandir Mota, integrante da comissão da Subsede do Sintep em São José dos Quatro Marcos, conduziu o processo de aprovação, citando que “não queremos postergar a greve, mas vamos continuar mobilizados até a aprovação e publicação da lei e, assim que publicada, retornaremos às salas de aulas na segunda-feira, 8”.

Vale frisar que o prefeito municipal Jamis Silva agiu com sabedoria e habilidade que um gestor deve ter, ao convocar sua equipe financeira e apresentar uma contraproposta plausível em tempo recorde e que foi aceita pela classe dos professores.

O prefeito municipal Jamis Silva reiterou que o seu desejo é cumprir a lei do piso, mas que o município enfrenta restrições financeiras devido à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que limita o gasto com pessoal a 54% do orçamento.

Diante disso, Jamis Silva se comprometeu a dar 8% de imediato e retroativo ao dia 1º de abril de 2024 e o restante de 13,24% para atingir o piso do magistério, dividido em duas parcelas de 6,62% para os meses de novembro e dezembro de 2024, respectivamente. O prefeito ainda discorreu em sua contraproposta sobre várias melhorias para o setor de Educação do município.

MAIS LIDAS