Por Luiz Carlos Bordin
O Projeto Sonora foi idealizado pelo chefe da Cultura do Município de São José dos Quatro Marcos, e o mesmo foi instituído pela Lei Nº 1493/2013 e contempla aulas de fanfarra e outros instrumentos como violão, viola, violino, carron, bateria, teclado e instrumentos de sopro variados.
O Projeto visa formar ouvintes e profissionais musicais que tenham em comum o gosto pelo som e pela música e ainda a mesma dedicação e objetivo com os instrumentos, visto que é através deles que irão aprender todas as técnicas necessárias para entoar grandes clássicos.
Desta forma o Projeto Sonora é um importante centro de formação de instrumentistas para a música do município, seja através dos instrumentos de sopro, cordas, teclas ou percussão. Com esse projeto em ação, espera-se que a iniciativa seja capaz de transformar vidas, despertando nos jovens o gosto pela utilização de instrumentos musicais.
De caráter cultural, de lazer e profissionalizante, o Projeto Sonora é aberto à população com idade entre 10 e 17 anos, residente nos bairros periféricos e ou comunidades e que estejam matriculados em escolas. Nele, cada participante terá a oportunidade de aprender a tocar ao menos um instrumento musical.
Além de aulas e apresentações de fanfarra e banda de música, o Projeto Sonora ofertará cursos e oficinas temporários e profissionalizantes para adultos e músicos para se aperfeiçoar na profissão utilizando instrumentos como violino, teclado, viola, violão, carron e bateria.
RECURSOS
Os recursos para aquisição dos instrumentos foi uma conquista para o município, feita pelo vereador Professor Edson Borges dos Santos e a diretoria do seu partido (PSC), junto ao deputado estadual Sebastião Rezende, o qual destinou Emenda Parlamentar no valor de 40 mil reais junto ao Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL).
A prefeitura de São José dos Quatro Marcos destinou os recursos de contrapartida para que o projeto viesse a ser uma realidade. O município também disporá da contratação de profissionais e a manutenção dos cursos do projeto, visando a qualificação dos músicos existentes e facilitando o surgimentos e novos instrumentistas.