Por Luiz Carlos Bordin
Ilustração
A vacina de dose única contra a dengue produzida pelo Instituto Butantan recebeu aprovação na avaliação técnica da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Com essa etapa concluída, o próximo passo será a assinatura do Termo de Compromisso para estudos e monitoramento do imunizante, prevista para ocorrer nesta quarta-feira (26), em São Paulo.
Segundo a Anvisa, o documento formaliza as responsabilidades a serem assumidas pelo Butantan antes da liberação final do registro da vacina.
O novo imunizante promete proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue, com a vantagem de aplicação única, o que deve simplificar a logística de campanha e ampliar a adesão da população. Atualmente, outras vacinas disponíveis no mercado exigem de duas a três doses.
Em janeiro deste ano, o Ministério da Saúde já havia incorporado ao SUS a primeira vacina contra dengue, destinada ao público de 10 a 14 anos.
Os números da doença continuam preocupantes: somente em 2025, o país registrou 1.730 mortes e 1,6 milhão de casos prováveis de dengue, de acordo com dados oficiais do governo.