logo

Abertura de comportas de usinas no rio Jauru podem colocar Cáceres e Porto Esperidião em alerta


Excesso de chuvas forçará abertura de comportas de usinas no rio Jauru. Famílias de Cáceres e Porto Esperidião podem ser afetadas.

Abertura de comportas de usinas no rio Jauru podem colocar Cáceres e Porto Esperidião em alerta

Arquivo

Moradores do distrito do Limão, a 70 quilômetros de Cáceres, nas imediações do rio Jauru, correm o risco de terem as casas inundadas. Devido as constantes chuvas dos últimos dias na região, as Pequenas Centrais Hidrelétricas, (PCHs) localizadas em Jauru e Indiavaí, abriram as comportas das barragens, despejando grande quantidade de água no rio.

A situação é preocupante. A Defesa Civil Municipal, em conjunto com a Defesa Civil Estadual, emitiram um sinal de alerta aos moradores, principalmente, os ribeirinhos, para que fiquem atentos e prevenidos para um possível aumento repentino do volume de água do rio, para que não sejam pegos de surpresa.

“Assim que checamos com a Defesa Civil Estadual a informação sobre a abertura das comportas das barragens entramos em contato com os moradores para que fiquem em estado de alerta. A intensão é preveni-los para que não sejam pegos de surpresas como no ano anterior” ressaltou a coordenadora da Defesa Civil Municipal, Andrelina Magali da Silva. 

Hidrelétrica de Figueirópolis uma das sete instaladas na região

Na prevenção de eventual necessidade, de acordo com a coordenadora, a Defesa Civil Municipal já elaborou um Plano de Ação Emergencial, com a participação do Exército e Marinha, no sentido de socorrer os moradores.

Levando em conta, conforme Magali, de que essa não é a primeira vez que as PCHs tomam a decisão de abrir as comporta das barragens. “Já dispomos de um Plano de Ação Emergencial envolvendo o Exército e Marinha para um eventual socorro. A exemplo do que ocorreu no ano passado quando tivemos que deslocar para a comunidade do Limão para socorrer dezenas de moradores que tiveram as casas inundadas, após o transbordo do rio”.

Há informação ainda que, além de moradores do distrito do Limão, próximo de Cáceres, os de Porto Esperidião, também correm perigo. Um morador local informou que, o nível do rio Jauru, que também passa pelo município, está subindo rapidamente acima do normal.  Ao todo, de acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) existem sete barragens de PCHs na região.

As Pequenas Centrais Hidrelétricas servem para reforço na geração de energia elétrica. As barragens têm a função de represar a água do rio. Geralmente as comportas das barragens são abertas para liberar acúmulo de água.

Ver resultado

Qual o seu nível de satisfação com essa página ?