O painel de divulgação do covid-19 no estado de Mato Grosso, disponibilizado pela secretaria estadual de Saúde neste sábado, 25, aponta que São José dos Quatro Marcos está na categoria verde, o que indica situação de baixo risco, ou seja, menos de 25 casos por 100 mil pessoas nos últimos 14 dias. “No momento só cinco casos confirmados e todos em tratamento e fora de risco”, informou a secretária Municipal de Saúde, acrescentando que os casos, quando surgem, são na maioria leves e monitorados diariamente não havendo motivos de alarde.
Em todo o estado há 315 pessoas em monitoramento. Da região Oeste do Estado, estão na categoria amarela, ou seja, com risco moderado, os municípios de Mirassol D´Oeste, Cáceres, Lambarí D´Oeste, Reserva do Cabaçal e Pontes e Lacerda. Os demais municípios da região estão igual São José dos Quatro Marcos, na faixa verde e com risco baixo.
Em todo o estado de Mato Grosso não há município com risco alto ou muito alto de covid-19, estando a maioria na faixa de risco baixo e uma minoria com risco moderado. Vale lembrar que todos os dados acima, bem como os dados do país, fizeram com que as secretarias municipais, estaduais e ministério da Saúde, optassem por um alongamento na divulgação de boletins informativos, passando a ser semanal, decenal, etc.
Esse distanciamento de informações passou a gerar dúvidas nas pessoas que estavam acostumadas a receber os boletins duas a três vezes por semana. A verdade é que em São José dos Quatro Marcos o tema virou assunto num dos grupos de WhatsApp, visto que um vereador do município está contaminado. “Aqui em casa toda a minha família está contaminada, inclusive minha esposa com comprometimento pulmonar, tendo que tomar duas injeções por dia, mesmo já tendo se vacinado por quatro vezes”, informou o vereador Sérgio Silveira Lima.
No grupo surgiu a informação de que um vereador de Quatro Marcos estava contaminado e as pessoas queriam saber quem era, bem como quantos casos existem no município. O vereador se identificou dizendo que os contaminados eram ele e seus familiares e que iria buscar informações sobre o boletim de covid-19 na secretaria municipal de Saúde. “A gente vê por onde a gente tem passado bastante casos”, disse ele sem deixar claro por onde ele tem passado.
O que causou o imbróglio foi o vereador confirmar uma fala do moderador do grupo, que reside em Cuiabá, de que não está vendo por parte da gestora municipal de Saúde de São José dos Quatro Marcos, Valquíria Plaqui Maldonado, uma ampla divulgação. Vale lembrar que a secretária já informou que a divulgação de boletins passaria a seguir os padrões do Estado. Por outro lado, um áudio foi enviado pelo moderador, que de forma arrogante e sem parâmetro científico, espalha que o município está infestado da doença.
O vice-prefeito Ademilson Valverde Peres, esposo da secretária, informou que tem pessoas tentando colocar a sociedade em pânico, criando alardes falsos, visto que a secretária de Saúde está de posse de dados oficiais que demonstram a não necessidade de medidas protetivas. “Continuem praticando as higienes tradicionais, porque infelizmente esse vírus ainda existe, e os cuidados são indispensáveis. Quero tranquilizar a todos de que está tudo sobre controle e quem tiver dúvidas, pode me procurar na secretaria que estou à disposição”, disse a secretária.