Reprodução
Uma nova pesquisa do instituto Real Time Big Data, divulgada nesta segunda-feira (3), revela que o senador Wellington Fagundes (PL) lidera a disputa pela sucessão do Palácio Paiaguás em Mato Grosso. O levantamento ouviu 1.200 eleitores entre sexta-feira (1º) e esta segunda-feira, com margem de erro de três pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
No primeiro cenário analisado, Fagundes aparece com 42% das intenções de voto, seguido pelo vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), que soma 17%, e pelo ex-prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio (PSB), com 8%. Votos brancos e nulos representam 15%, enquanto 18% dos entrevistados afirmaram não saber ou preferiram não responder.
Em um segundo cenário, que inclui outros nomes do cenário político estadual, Fagundes mantém a dianteira, com 34% das intenções de voto. O senador Jayme Campos (União Brasil) aparece em segundo lugar, com 17%, seguido de Pivetta (15%), Carlos Fávaro (PSD) com 12%, e Zé do Pátio (7%). Nesta simulação, 10% dos entrevistados declararam voto branco ou nulo, e 5% não souberam responder.
Apesar da presença de Jayme Campos e Carlos Fávaro neste segundo cenário, a pesquisa ressalta que ambos dificilmente disputarão o Governo — Jayme deve permanecer no Senado, e Fávaro tende a buscar a reeleição em sua atual cadeira.
O levantamento também mediu a taxa de rejeição dos principais nomes. Jayme Campos lidera nesse quesito, com 44% dos eleitores afirmando que não votariam nele de forma alguma. Em seguida aparecem Zé do Pátio (31%), Otaviano Pivetta (25%), Wellington Fagundes (22%) e Carlos Fávaro (17%).
A pesquisa reforça o nome de Wellington Fagundes como favorito na corrida ao Governo de Mato Grosso, mas indica que o cenário ainda pode mudar conforme o avanço das articulações políticas e a definição das candidaturas para 2026.