Marcelo Lemos / Assessoria
O deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) apresentou, nesta quarta-feira (10), um Projeto de Lei que pretende garantir gratuidade no pagamento de pedágios para moradores de distritos que precisam atravessar praças de cobrança diariamente para trabalhar ou acessar serviços nas sedes dos municípios. A proposta, inspirada em demandas da comunidade do Distrito do Assari, em Barra do Bugres, quer aliviar o impacto financeiro de famílias que gastam, em média, mais de R$ 500 por mês com taxas para se deslocar.
Segundo o texto, os veículos de moradores cadastrados junto às concessionárias das rodovias poderão ser isentos da tarifa, desde que o trajeto seja exclusivamente entre o distrito e a sede do município, comprovado por vínculo profissional. Para o parlamentar, a iniciativa corrige uma distorção que penaliza trabalhadores que vivem em áreas afastadas, mas dependem diariamente das cidades centrais.
“Esse custo pesa no orçamento de quem precisa se deslocar todos os dias. A proposta é um alívio para essas famílias e não afeta o equilíbrio dos contratos, já que a lei prevê mecanismos para compensar eventuais perdas das concessionárias”, explicou Guarnieri.
Além de avançar em pautas ligadas à mobilidade e à inclusão regional, Guarnieri também recebeu, no mesmo dia, a medalha Filinto Müller, mais alta honraria da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A homenagem, entregue pelo deputado Elizeu Nascimento (PL), reconheceu a trajetória do parlamentar, que começou como engraxate em Barra do Bugres, foi vereador ainda jovem, se destacou no setor empresarial e hoje representa a região no Legislativo estadual.
