Assessoria
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) vai acelerar, a partir do dia 6 de agosto, a coleta biométrica de eleitores nos municípios da região Oeste do estado. Com 90% do eleitorado já cadastrado, a meta é alcançar o índice máximo até o fim da jornada, marcada para 3 de outubro. Para isso, a 18ª Zona Eleitoral promoverá uma força-tarefa itinerante que atenderá Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião, Curvelândia e Glória D’Oeste.
A ação é estratégica: sem a biometria, eleitores podem ter o título cancelado e ficar impedidos de votar nas próximas eleições. Além disso, o cadastro biométrico garante mais segurança nas urnas e agilidade no processo de identificação do eleitor, reduzindo fraudes e filas.
A largada será em Mirassol D’Oeste, nos dias 6 e 7 de agosto, na Escola Padre Anchieta (Rua XV de Novembro, 1.151, Jardim São Paulo). No dia 14 de agosto, os atendimentos continuam no distrito de Sonho Azul, na Escola João Campos Widal.
Na sequência, o mutirão chega a Porto Esperidião nos dias 29 e 30 de agosto, na Escola Theodoro José Duarte (distrito de Vila Cardoso). Depois segue para Curvelândia (3 de setembro, na Câmara Municipal) e Glória D’Oeste (10 de setembro, também na Câmara local). Em 19 de setembro, o atendimento retorna a Porto Esperidião, agora no distrito de Bocaiuval, na Escola São Geraldo. A última parada será novamente em Curvelândia, no dia 3 de outubro, na Escola Boa Esperança (Av. Mariana, 3188, Centro).
Os atendimentos ocorrerão sempre das 8h às 11h30 e das 12h30 às 16h30.
Entre os quatro municípios, Porto Esperidião é o que mais preocupa: apenas 83,12% dos eleitores fizeram o cadastro. Dos 6.747 cidadãos aptos a votar, mais de 1.300 ainda estão irregulares. Já Curvelândia e Glória D’Oeste estão perto de concluir a biometria, com 94,76% e 94,08% de cobertura, respectivamente. Mirassol D’Oeste também tem bom desempenho, com 92,2% do eleitorado cadastrado, mas ainda há 1.471 pessoas pendentes.
Além da coleta digital, os mutirões oferecerão serviços como alistamento eleitoral (1º título), transferência de domicílio, emissão de guias para pagamento de multas e regularização de pendências.
O TRE alerta: quem ainda não fez a biometria deve aproveitar a oportunidade. O processo é rápido, gratuito e evita problemas futuros. Em tempos de desinformação e insegurança eleitoral, a biometria é uma barreira contra fraudes e garante a integridade do voto.