Por Luiz Carlos Bordin
Boa noite, meu amado povo de São José dos Quatro Marcos.
Hoje fui exonerado da Cultura de Quatro Marcos sem que me chamassem para o processo de transição do cargo, ocasião em que eu poderia repassar informações sobre como está o setor cultural, a classe artística, os andamentos de projetos, documentos, prestações de contas, entre outros.
Apenas cheguei cedo ao local de trabalho e um chaveiro estava trocando as chaves das portas para que eu não tivesse acesso ao ambiente de trabalho. E também foi colocado pessoas para fiscalizar se eu ia me apossar de bens públicos.
Como não quiseram fazer processo de transição e ainda barraram meu acesso ao ambiente. DECLARO que a partir de hoje não tenho responsabilidade com o que possa acontecer lá dentro, em todos os sentidos.
Portanto, saio com a cabeça erguida e com o dever cumprido. Se não fiz mais pela nossa amada Cultura, foi porque não me deixaram fazer. Vontade e garra sempre deixei disponível para o avanço cultural local. O legado cultural que deixo nesses anos à frente da cultura local não chegou à toda sociedade, mas não me faltou vontade para que todos tivessem acesso a eles.
E é com o coração agradecido que deixo para a sociedade um legado cultural vasto, construído à duras penas e sacrifícios, dos quais me orgulho muito. Espero que quem assumir a pasta no meu lugar, possa ter liberdade para atuar e realizar os anseios do fazer cultural da nossa estimada e amada Classe Artística. Que seja dado ao novo gestor todas as autonomias que a mim foram negadas.
ARCABOUÇO CULTURAL – criamos o sistema municipal de cultura, o plano de cultura, o conselho de políticas culturais, o fundo de cultura, duas conferências de cultura e diversas leis que asseguram os direitos culturais dos cidadãos quatro-marquenses.
CLASSE ARTÍSTICA – Estruturamos a classe artística local para receber apoios financeiros em seus projetos. Para tanto, aprovamos na lei do plano de cultura a destinação anual de 2% do orçamento do Executivo Municipal para ser investido em editais na cultura local. Mas esse recurso foi erroneamente destinado a grandes eventos e os artistas ficaram fora do processo.
RECURSOS CULTURAIS – A cada ano captamos recursos de convênios através de projetos e emendas parlamentares para diversos eventos no município, seja a nível de Estado ou Federal.
RECURSOS DIRETO NA CONTA – Conseguimos aprovar projetos que beneficiavam os artistas selecionados em editais municipais e estaduais com recursos diretos nas suas contas para execução de seus projetos. Entre eles Aldir Blanc, Paulo Gustavo e PNAB do governo federal.
BIBLIOTECA PÚBLICA – Quando assumi em 2009 ela estava fechada e abandonada. Abrimos, substituímos livros por novos e passamos a comprar livros literários duas vezes ano, o que não acontece mais.
HINO MUNICIPAL – criamos o hino municipal, um sonho antigo dos quatro-marquenses.
GRANDES EVENTOS – atuamos na captação, elaboração de projetos e execução de grandes eventos em prol dos munícipes e região, entre eles Festivais de Música, Aniversários do Município, Festas do Peão, Encontro da Mulher Rural, Espetáculos do Ballet e Festas de Fim de Ano.
CENTRO DE FORMAÇÃO MUSICAL – criamos e compramos com recursos de convênios instrumentos de fanfarra, banda de música, aulas de violão, teclado, bateria, violino, viola, carron entre outros. Uma pena que não deixaram ainda esses cursos florescerem para a formação de profissionais para o setor cultural.
HISTÓRIA DE QUATRO MARCOS – para registro da história de quatro marcos foi feito vários documentários em audiovisual e fotográfico e ainda lançado dois livros.
OBRAS CULTURAIS – Conseguimos em 2019 os recursos para construção da sede própria da biblioteca pública municipal. Para este ano estava assegurado a possibilidade de recursos para a construção da sede própria de Centro de Dança. Também estava em andamento as possibilidades de captação de recursos para modernização da nova biblioteca pública.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS – Iniciamos a preparação da classe artística para aprenderem a elaborar seus projetos culturais conforme as normas de cada edital, a fim de proporcionar-lhes competitividade na captação de recursos.
CENTRO DE DANÇA – Com o término da festa do padre, foi preciso buscar outra atividade de dança para nossas crianças e adolescentes. Foram 16 anos atendendo esse público que beneficiava cerda de 200 famílias diretas anualmente.
ESPETÁCULOS DE DANÇA – Quatro Marcos recebeu do centro de dança 14 grandes espetáculos nos moldes das grandes academias de dança, sempre com prioridade para suas alunas.
FESTA DE REIS – Criamos a associação dos foliões da companhia do Barreirão e demos total apoio em suas festas de chegada.
ARTESANATO E GASTRONOMIA – Criamos a associação dos artesãos e gastrônomos do município e valorizamos suas atividades.
Obrigado a todos que me apoiaram em minhas lutas por este município. Continuarei lutando em outras frentes em prol da Cultura do nosso povo. E as conquistas serão de todos nós.
Abraços fraternos e até breve.
Luiz Carlos Bordin
Mestre da Cultura de Mato Grosso