Por Luiz Carlos Bordin
O deputado estadual Dr. Arnaldo (PP), representante da região Oeste de Mato Grosso e residente em Mirassol D’Oeste, participou da sessão da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (23) e votou favoravelmente à pauta que promete um importante avanço para a saúde pública do estado. Trata-se de uma parceria que visa garantir uma administração de excelência do Hospital Central de Cuiabá, que será voltada ao atendimentos de alta complexidade, totalmente pelo SUS, e se tornará referência em transplantes. “Votei sim! Apoio total a essa grande ideia que trará um salto de qualidade na saúde pública de nosso estado”, destacou Dr. Arnaldo em suas redes sociais, celebrando a conquista.
Na mesma data da sessão, foi oficializada a assinatura do convênio entre o Hospital Central, localizado em Cuiabá, e a administração do renomado Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo. O acordo representa um marco histórico para a saúde em Mato Grosso, uma vez que o Hospital Central passará a contar com gestão técnica de excelência reconhecida nacional e internacionalmente.
O hospital, que será um dos maiores do estado, terá estrutura para atendimentos de alta complexidade, incluindo transplantes, o que promete revolucionar o atendimento à população mato-grossense. A estrutura do Hospital Central contará com 180 leitos de enfermaria, 96 leitos de UTI, 11 leitos de isolamento e 10 salas cirúrgicas e atenderá diversas especialidades como cardiologia, neurologia, ortopedia, urologia e ginecologia. O custo mensal das operações está estimado em quase R$ 35 milhões.
Em resposta à dúvida frequente sobre o público-alvo da unidade, o deputado Doutor Arnaldo esclareceu que as diretrizes do governo de Mato Grosso é de que o hospital não será exclusivo para cuiabanos — ele atenderá toda a população do estado.
Dr. Arnaldo comemorou a concretização do convênio: “É uma conquista imensa para todo o povo de Mato Grosso. Teremos um hospital moderno, com padrão de qualidade elevado, e que poderá salvar milhares de vidas.”
A previsão é de que, com o apoio técnico do Albert Einstein, o Hospital Central se torne uma referência em saúde pública na região Centro-Oeste.