Por Luiz Carlos Bordin
Uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Figueirópolis d’Oeste (400 km de Cuiabá) terminou em confusão generalizada após os vereadores José Lucas (PSDB) e Geraldo de Assis (Republicanos) trocarem socos e xingamentos. O episódio, registrado em vídeo, veio à tona nesta segunda-feira (28) e rapidamente ganhou repercussão nas redes sociais.
José Lucas, que é o primeiro secretário da Casa, discursava na tribuna sobre a falta de companheirismo no Parlamento quando foi interrompido por Geraldo. Irritado com a intervenção, José Lucas reagiu com xingamentos: “Aí eu pergunto, cadê o companheirismo? Não está tendo companheirismo! Me respeita, rapaz, vá para a puta que te pariu, rapaz, filho da puta”, disparou o tucano.
Após a troca de ofensas, os dois parlamentares partiram para a agressão física, numa briga que durou cerca de 15 segundos. Durante o embate, Geraldo caiu no chão e até a vereadora Andreia Aparecida (Republicanos) acabou se envolvendo ao tentar separar os colegas.
Outros vereadores também intervieram para conter a confusão. Mesmo separados, a troca de provocações continuou. “Você tem que saber o que você fala”, afirmou Geraldo enquanto era acalmado. Fora do campo de visão da câmera, José Lucas ainda rebateu: “Vamos ver qual cachorro é mais bravo”, sendo contido pelos demais parlamentares.
O vídeo termina com os vereadores recolocando as cadeiras e tentando reorganizar a Mesa Diretora, que ficou desarrumada após a briga.
A Câmara Municipal ainda não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido.